Acrescentei uma nova secção ao blog que dará pelo nome de Sólidos primitivos. Ai irei colocar pequenos trechos de textos que farão parte de um projecto maior.

Para já irá contar com um texto sobre AutoCad 3D, texto esse que ainda está em progresso mas que irei acrescentando à medida que for ficando disponível. Todo o conteúdo é apresentado ao abrigo da licença CC (Creative commons) Com todos os direitos reservados.


Nova secção sobre CAD

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2 thoughts on “Nova secção sobre CAD

  1. Pergunto-lhe se acha de facto relevante a insistencia no ensino do Metodo de Monge, no ensino secundário, quando a realidade da concepção e criação de objectos tanto em engenharia como em arquitectura é actualmente 3D, e BIM. Nos anos 80-90 ainda usava-se o CAD para desenhar 2D (faziam-se tremendos erros de dimensões entre cortes/alçados/plantas), mas actualmente estamos a entrar na era da informação no projecto, trabalhamos com objectos 3D (simbolos graficos) e bases de dados descritivas das caracteristicas técnicas desses objectos (IFC etc) e não vejo o ensino a acompanhar essa evolução…..ainda andam a inventar nomes para linhas e planos que na vida real não usamos…..quando poderiam estar a ensinar o ABC do CAD, e da organização de informação gráfica. Não queria deixar de agradecer pela existencia do seu Blog, pelo menos para mim é importante toda a informação acerca da concepção metalica (chapa quinada etc). Obrigado

    • Boas,

      Agradeço o seu comentário e folgo saber que a informação sobre planificação de chapa lhe foi útil.
      Relativamente ao ensino do método do monge no secundário e já agora no ensino superior acho fundamental.
      Eu próprio uso programas de modelação paramétrica e de modelação livre numa base diária (Solidworks, Cinema 4D, 3D Studio MAX) no entanto a pedagogia oferecida pelo método do monge é ainda mais importante que a aprendizagem de uma ferramenta CAD, que nada mais é que um ferramenta, como é o lápis e a régua o são. O conhecimento das normas do desenho ao pormenor, símbolos, simplificações, optimizações, representação normalizada completa e simplificada; fornecem ao formando / aluno uma bagagem que irá dinamizar ainda mais quando for introduzida a ferramenta CAD.
      O tempo que o aluno dispõem ao realizar um desenho manualmente permite que este possa absorver os conceitos de formar muito substanciada, sendo que também terá parte da atenção virada na aprendizagem da ferramenta, que muitas vezes não é assim tão simples de dominar. Já dei aulas nas duas modalidades, e de todas as vezes senti os aluno melhor preparados quando a introdução do CAD se deu numa segunda fase mais avançada, sendo o CAD visto como um meio para atingir o fim já estudado anteriormente.

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