O que é esperado de um desenho de uma peça

Um desenho deve por si fornecer toda a informação necessária à produção do componente, definindo a forma e o tamanho, deve ainda estar totalmente dimensionado, toleranciado nas zonas em que tal seja necessário e conter todas as especificações necessárias à produção da peça, informação que habitualmente surge na legenda. Estas especificações na legenda inclui entre outras o material, possíveis tratamentos térmicos e superfíciais, notas relativas ao acabamento podendo dizer respeito a toda a peça ou apenas uma área específica, nome do desenhador e/ou dos responsáveis pelo desenho, habitualmente também é colocada a data.

Relativamente ao número de projecções, dúvida tantas vezes levantada; o desenho deve ter um número suficiente em função da complexidade do componente.


Toda esta informação está contida, independemente da complexidade da peça, num só desenho.
A quantidade de informação contida num desenho é por vezes avassaladora e a leitura de um desenho pode demorar bastante tempo tendo de ser lido por partes, no entanto, se esta informação fosse fornecida sob a forma de texto e no caso de alguns desenho mais complexos dezenas, senão centenas de páginas de texto e no final não conseguiria ter uma ideia global de toda a informação. Faça um teste simples, observe um qualquer objecto que tenha à sua frente, agora tente descrever a forma e as dimensões ao pormenor, depois disso tente indicar a possível margem de erro relativamente às dimensões e à forma, refira ainda o material e do acabamento, no acabamento qual o grau pretendido? isto e muito mais, para um objecto simples já irá dar origem a um texto bastante longo e com toda a certeza de leitura desagradável e longa.

Por estas razões o desenho técnico é na minha opinião um dos maiores avanços atingidos pela humanidade, e tem vindo a ser melhorado desde a pré-história. É realmente fantástico!

Com as etiquetas , ,

2 thoughts on “O que é esperado de um desenho de uma peça

  1. Olá, tenho 17 anos, faço senai e gostei muito da área de Desenho técnico. Quero me especializar nesta área, que faculdade devo fazer?

    • Bao tarde Jessé,

      No Brasil não sei qual o melhor caminho que deve seguir, pois sou Português.
      No entanto é expectável que o SENAI, que conheço, lhe possa fornecer toda a informação que precisa.

      Votos de sucesso,
      Jorge Rui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: